Uma das patrocinadoras do Rio 2016, a Samsung aderiu à campanha global de doação de sangue promovida pela Cruz Vermelha e intitulada “Missing Type” (“O tipo faltante”, em tradução livre). O objetivo da ação, que acontece entre os dias 15 e 21 de agosto, período de disputa dos Jogos Olímpicos, é chamar a atenção da sociedade sobre a importância da doação de sangue e assim atrair mais doadores em todo o mundo.
Neste ano, 21 países participam da campanha que visa reverter o atual e desfavorável cenário de transplantes e novos doadores de sangue. Entre os países envolvidos, houve uma queda de 28% no recrutamento de novos doadores nos últimos dez anos.
A campanha de 2016 é baseada em uma ação bem-sucedida que aconteceu na Inglaterra, em junho. A iniciativa recrutou mais de 32 mil novos doadores em um período de dez dias e contou com a participação de mais de mil organizações.
Na ocasião, empresas, marcas e celebridades tiraram as letras A, O e B – que representam os tipos mais conhecidos de sangue – de suas vitrines, sinalizações de lojas e publicações na mídia.
Para a campanha deste ano, os países envolvidos promoverão iniciativas sincronizadas nas redes sociais, assim como ações de relações públicas e de marketing, usando o mote das letras faltantes. No caso da Samsung, a empresa irá retirar a letra A de seu logotipo indicando ser o sangue mais difícil de arrumar doadores.