Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo mostrou que os turistas no Rio de Janeiro, estrangeiros e brasileiros, têm aprovado a estadia na cidade. Segundo o levantamento, 98,7% dos visitantes nacionais e 83,1% dos internacionais acharam que a ida à cidade carioca atendeu às expectativas. E, nos dois casos, a grande maioria quer voltar à metrópole.
Parte desse sucesso no turismo no Rio se deve à percepção positiva dos turistas em pontos da cidade que geravam receio. Aeroportos, uma constante preocupação até a Copa do Mundo de 2014, foram aprovados por 88,4% do público internacional e 87,1% do público nacional. Quanto à segurança pública, o índice ficou em 86,6% e 87,1%, respectivamente.
Pelo levantamento, as maiores críticas foram para os preços cobrados pela alimentação na área dos Jogos Olímpicos, algo que vai além da alçada do governo brasileiro. Mais da metade do público nacional avaliou o item de forma negativa.
A pesquisa do Ministério do Turismo foi realizada nas estruturas olímpicas e nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Segundo o órgão, o turista dos Jogos é um “viajante qualificado”, um eufemismo para rico. A renda média dos estrangeiros é de US$ 3,5 mil, e 70% dos brasileiros têm renda superior a R$ 3,5 mil.
Entre os estrangeiros, o país mais presente são os Estados Unidos, seguidos de Argentina e Inglaterra. Nacionalmente, paulistas, mineiros e brasilienses estão entre os maiores visitantes.