No dia em que comemora 51 anos, o Mineirão passará a integrar a Rede Brasileira do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta segunda-feira (dia 5), será assinada a parceria tornando o estádio de Belo Horizonte o segundo do mundo a ser signatário do projeto da entidade. A primeira arena a integrar a iniciativa da ONU foi o Stade de France.
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios.
Os 10 princípios do Pacto Global são derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre princípios e direitos fundamentais no trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.