A necessidade de o Rio 2016 obter dinheiro para conseguir realizar os Jogos Paralímpicos criou uma situação inusitada de patrocínio às Olimpíadas.
A Petrobras, que no dia 30 de agosto anunicou acordo de R$ 10,5 milhões no patrocínio às Paralimpíadas, terá direito a usar e comunicar o patrocínio às Olimpíadas, que terminaram dia 21 de agosto e não tiveram apoio da estatal.
O inédito apoio retroativo às Olimpíadas permitiu à Petrobras que fizesse campanha publicitária usando a imagem de atletas medalhistas no Rio 2016 portando o objeto, além de usar expressões como “Jogos Olímpicos” e “medalhistas olímpicos” e exibir a logomarca da competição. Essas propriedades eram exclusivas de patrocinadores oficiais da competição.
A manobra foi fundamental para que a Petrobras aceitasse pagar R$ 10,5 milhões e se associar às Paralimpíadas, depois de ter recusado um patrocínio de quase R$ 60 milhões às Olimpíadas.
A permissão para o uso posterior da logomarca e de expressões olímpicas foi confirmada à Máquina do Esporte tanto pelo Comitê Rio 2016 quanto pela assessoria de imprensa da estatal.
O negócio, porém, não agradou alguns parceiros do Rio 2016, segundo apurou a reportagem. A reclamação é pelo fato de que a estatal acabou tendo uma brecha que a permitiu a burlar as regras restritivas do Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto à proteção de exploração comercial dos parceiros da entidade.
Curiosamente, quando anunciou o patrocínio à Paralimpíada, a Petrobras enfatizou os direitos exclusivos que ela passava a ter.
“A divulgação da nossa marca e do Time Petrobras durante a Paralimpíada será realizada por meios tradicionais como a exposição da marca nas arenas, estande no Parque Olímpico e exibição de vídeo na abertura da competição. O contrato também permite o uso de imagem durante os jogos dos atletas paralímpicos que patrocinamos, o que é vedado a companhias que não são patrocinadoras oficiais do evento”, disse a estatal em nota.
O “Time Petrobras” tem 25 atletas. Nas Paralimpíadas, porém, são apenas dois representantes: Daniel Dias (natação) e Verônica Hipólito (atletismo).
Na peça criada para divulgação no início deste mês, porém, nenhum dos dois foi utilizado. A campanha só ressalta os atletas que fizeram história. Nas Olimpíadas…