O Corinthians conseguiu um feito raro no futebol brasileiro: pela segunda vez em duas semanas, fechou um acordo de patrocínio que não envolve exposição na camisa de jogo. Mas, diferentemente do acordo sólido e de longo prazo que foi com a cervejaria Estrella Galicia, desta vez será uma experiência nova, que dependerá do tamanho da entrega para ser perpetuada.
O clube paulista assinou um contrato com a OLX, empresa de leilões on-line. A duração do acordo será flexível. A princípio, ele terá validade de um mês. No entanto, caso ele atinja a entrega desejada pela empresa, será renovado até o fim do ano. O Corinthians receberá conforme a performance do aporte na prática. Os detalhes desse controle e os valores envolvidos não foram divulgados por ora. A direção da equipe ainda não apresentou oficialmente o novo parceiro.
O novo patrocínio estará concentrado nas redes sociais do Corinthians. O clube tem usado suas redes nos últimos meses para melhorar a entrega de patrocinadores atuais. Os vídeos na Facebook e no Twitter, por exemplo, têm sido apresentados pela Special Dog. Antes, a Winner ficava com essa propriedade.
Uma venda específica para as redes sociais, no entanto, ainda não tinha acontecido. No Brasil, o caso mais próximo é do São Paulo, que no ano passado fechou patrocínios com a Copa Airlines e com a Gatorade sem exposição no uniforme. O plano na época, e ainda vigente, era usar os meios de comunicação do clube como principal plataforma de ativação.
Ainda assim, há alguns anos o Corinthians tem valorizado suas redes sociais. O clube se orgulha de ser o que tem mais seguidores no Brasil. Somente no Facebook, são 11 milhões de torcedores que acompanham a página da equipe.
Com a OLX, a diretoria de marketing do time mantém a boa fase das últimas semanas. Com o fundo de investimento Apollo Sports Capital, a cervejaria Estrella Galicia e a Konami, todos apresentados no último mês, o clube garantiu mais de R$ 50 milhões em novos acordos.
Na apresentação da Estrella Galicia, o clube já havia celebrado o fato de ter aumentado em 20% as receitas com patrocinadores nesta temporada, mesmo com o cenário de crise econômica vivido pelo mercado brasileiro.