Por que a mudança de um cargo no esporte da Globo merece tanto destaque assim?
A confirmação de que Roberto Marinho Neto é o novo chefe da área de esportes do Grupo Globo é um daqueles movimentos que poderá ser visto no futuro como divisor de águas do conteúdo esportivo na TV.
O comunicado sobre os desafios de Marinho Neto no novo cargo deixa a entender que, pela primeira vez, a Globo assume que o esporte não pode ser apenas jornalismo dentro do grupo. Isso já foi visto um pouco nos Jogos Olímpicos, quando a Globo não só transmitiu o evento, mas foi um dos patrocinadores dele, o que lhe deu o direito de ter o estúdio no parque.
Assumir a necessidade de entreter na divulgação do esporte é um dos grandes desafios que Marinho Neto terá na mudança de cultura dentro da Globo. As Olimpíadas foram um bom termômetro dessa nova realidade. E o resultado foi claramente satisfatório.
A percepção do torcedor em relação a Globo e Sportv foi excelente. Não me recordo de as duas emissoras terem sido pouco atacadas pela opinião pública como dessa vez. O “cala a boca, Galvão” da Copa de 2010 foi substituído pela idolatria a Guga. Sem falar na repercussão positiva da gigantesca transmissão de 16 canais do Sportv.
Tendo o Rio como exemplo, é de se esperar que a Globo veja que dá para informar e promover o esporte simultaneamente. Se conseguir levar esse conceito adiante, a Globo pode redefinir como o esporte lida com a TV.