O mês de setembro marcou mais um aniversário do Corinthians. Mas, dessa vez, o clube não teve muito a comemorar. Em campo, o time teve queda acentuada, estacionando no nono lugar na tabela do Campeonato Brasileiro. E, no estádio, a cada partida ruim, menos gente se dirigiu para a Arena Corinthians, estádio que desde 2014 é o mais frequentado do Brasil.
O último jogo na Arena, quarta-feira passada, contra o Atlético-MG, bateu o recorde negativo de público: 17.135 pagantes, numa média de 38% da ocupação total do estádio e renda bruta de R$ 760 mil. Como o jogo não foi exibido na TV aberta, a situação se agrava.
LEIA MAIS – Análise: Corintiano já não se encanta por nova arena
“Bom desempenho todo torcedor quer. Mas não acredito que o fatode o corintiano conhecer a Arena vai afastá-lo daqui, muito pelo contrário. Esse é nosso desafio, criar cada vez mais novos entretenimentos e experiências. O jogo é sempre um caso à parte”, diz Lúcio Blanco, superintendente de operações da Arena Corinthians, em entrevista à Máquina do Esporte.
O clube programou uma série de atrações para as crianças nas partidas que serão realizadas na Arena no mês de outubro. Além disso, criou outras ações, como o “Desafio do Intervalo”, em que torcedores tentam fazer o gol do meio do campo. Outra iniciativa tem sido a de vender pacotes de ingressos para jogos.Blanco acredita, porém, que a torcida segue comparecendo.
“É importante lembrar que no mês de setembro tivemos cinco jogos da equipe profissional e a final do Brasileiro Sub-20 na Arena. Se for avaliada a presença de público nesse período específico, fica evidente que nossa torcida tem nos acompanhado”.
Os números de frequência à Arena mostram que o torcedor, porém, ainda considera o jogo e a competição como fatores primordiais para escolherem o motivo de ir ao estádio.
Neste ano, a média de público da Arena, em geral, é de 31.111 pessoas. O número, porém, é menor quando excetua-se desse total as quatro partidas realizadas pela Copa Libertadores, que teve uma média de 41.507 torcedores. Considerando só Paulistão, Copa do Brasil e Brasileiro, a média é de 29.512 pessoas por partida, sendo que nos últimos seis jogos, é de apenas 23.270.
Apesar disso, a direção da Arena celebrou, na última semana, a venda de 95% de todas as anuidades dos pacotes de Fiel Torcedor mais caros que o clube disponibiliza. Para quem pode pagar entre R$ 4,3 e R$ 6,6 mil ao ano, a Arena ainda é desejada.