O Atlético de Madrid anunciou na sexta-feira (dia 9) que o Grupo Wanda dará nome à nova arena da equipe, que deixará o estádio Vicente Calderón.
O Wanda Metropolitano terá um total de 67 mil assentos, aumentando a capacidade da arena atual, que é de 54.907 cadeiras. A área VIP, gerida pela CenterplateISG, será ampliada para 7.000 lugares. O valor do acordo seria de € 10 milhões por temporada.
Não é a primeira vez que o Atlético de Madrid recorre à venda dos naming rights ao seu principal parceiro comercial. O conglomerado do magnata Wang Jianlin já deu nome à Cidade Esportiva do time, com a ingestão de € 15 milhões. O grupo chinês iniciou relação com o Atlético de Madrid ao adquirir 20% da equipe madrilense por € 45 milhões.
O contrato de naming rights ajudará a financiar as obras do novo estádio, estimadas em € 195 milhões. A princípio, o projeto seria financiado pela construtora FCC, que ficaria com uma parte do dinheiro gerado pela venda do estádio Vicente Calderón. A empresa, porém, desistiu dessa troca, e o Atlético teve que financiar o resto da empreitada.
O Inbursa, banco de Carlos Slim, milionário mexicano e maior acionista da FCC, concedeu empréstimo de € 160 milhões para o projeto. O Atlético terá que quitar o valor em quatro anos contados a partir de julho de 2017.