A Juventus de Turim apresentou um novo escudo para o time, completamente diferente do que era usado anteriormente. Trata-se de um reposicionamento de marca do clube italiano, em um projeto realizado pela agência Interbrand.
O programa do clube visa expandir a marca da Juventus com um plano de crescimento internacional. O projeto abrange, além da criação de um novo escudo, a construção de uma estratégia de experiência de marca.
“Este projeto foi construído para atualizar a filosofia do Juventus com iniciativas, projetos e experiências radicalmente inovadoras, nas quais o futebol será sempre a origem, mas nunca o limite. Isso permitirá que o clube sustente seu próprio crescimento econômico e esportivo e amplie sua influência sobre os mercados internacionais”, comentou o diretor de estratégia da Interbrand, Manfredi Ricca.
A agência chamou o conceito da criação de “Black and White and More”, e ele deverá estar presente serviços e produtos oferecidos pelo clube italiano. O plano é ser o mais global possível e chegar a novos mercados e consumidores ao redor do mundo.
A estratégia, no entanto, tem um claro risco: o universo do futebol detém apelo em algumas tradições. A base do escudo anterior era usada desde a fundação do time. No máximo, houve a maior valorização da zebra, mascote da equipe, durante os anos 1980. E, com a mudança, parte da torcida já demonstrou irritação.
Nos últimos anos, outros times alteraram o escudo, mas sempre com referências históricas do time. No fim do ano passado, o Atlético de Madrid modernizou os traços. Em 2015, o Manchester City resgatou o símbolo histórico da equipe. Em 2013, a Roma alterou o escudo para “reforçar a tradição”. Nesta temporada, os italianos também recuperaram uma imagem dos anos 1980 na camisa.