O Atlético de Madrid entrou em acordo com a família Payán e está a um passo de garantir a compra do Atlético San Luis, sua futura franquia no México. Agora, o clube espanhol terá que obter licença da federação mexicana, fazer um acordo com os acionistas do clube e elaborar uma fórmula para a exploração do estádio.
O Atlético San Luis hoje disputa a Liga Ascenso, equivalente à segunda divisão mexicana. A equipe espanhola justifica o investimento pois considera “muito importante” dentro do projeto de expansão da marca, contar com um time no México. O Atlético de Madrid já conta com uma filial na Índia, o Atlético Kolkata. Em 2016, o clube comprou 35% das ações do Lens, que disputa a Ligue-2 (segunda divisão) da França.
No início de março, o Atlético de Madrid aprovou a criação de uma sociedade para gerir suas participações em clubes estrangeiros responsável por “simplificar e unificar as gestões”. A ideia é que essa junta seja a responsável por configurar os departamentos administrativos, a formação de técnicos e a rede de olheiros.
Com o acordo com o Atlético San Luis praticamente certo, o Atlético de Madrid não descarta novas aquisições ou participações em outros países.