O NBB (Novo Basquete Brasil) mostrou o primeiro passo para fazer de seus canais oficiais no meio online uma propriedade financeiramente rentável. Após apostar nas transmissões ao vivo de partidas, a organização conseguiu fechar um patrocínio para o conteúdo a ser exibido antes e depois dos jogos que decidirão o título deste ano.
Na verdade, trata-se de uma empresa que já era parceira do NBB. A Caixa, que hoje dá o nome ao torneio, foi quem resolveu apostar na propriedade oferecida pela LNB (Liga Nacional de Basquete). Dessa maneira, um novo contrato, com um valor extra, foi acertado com o banco estatal, ampliando a parceria entre as duas partes.
A programação que envolverá as partidas das finais será um vídeo transmitido ao vivo pela página oficial do NBB no Facebook. No conteúdo, haverá entrevistas exclusivas, análises dos jogos e presença de convidados ilustres. A Caixa entrará como patrocinadora desse programa online.
Em nota, o presidente da LNB, João Fernando Rossi, ressaltou a importância do meio digital: “O engajamento dos fãs do NBB foi marcante nesta temporada e, por mais que a gente tenha todos os jogos das finais sendo transmitidos nas TVs aberta e fechada, os torcedores estão sempre ativos nas mídias sociais. O pré e pós-jogo será uma maneira de promovermos ainda mais as partidas decisivas”.
Nas últimas temporadas, o NBB tem dado ainda mais valor aos meios digitais. Uma das principais apostas foi a transmissão de partidas por streaming na internet, de forma gratuita. No atual torneio, foram 39 exibições ao vivo, com média de visualizações únicas de 75,6 mil durante os jogos dos playoffs.
Na reta final do torneio, no entanto, as transmissões online são suspensas para dar maior visibilidade aos parceiros de mídia. A final deste ano, entre Gocil/Bauru Basket e Paulistano/Coprore a ser realizada no próximo sábado, terá transmissão do Sportv, na televisão fechada, e da Band, na TV aberta.
Com o crescimento da Liga e com a possibilidade de os torcedores assistirem aos jogos ao vivo, a página do Novo Basquete Brasil no Facebook também evoluiu, o que colaborou para o sucesso da venda comercial do programa para as partidas decisivas. Neste ano, a LNB celebrou a marca de 500 mil seguidores, o que consolidou o torneio como a entidade esportiva com mais fãs no Brasil fora do futebol.