O Atlético Mineiro completará cem anos de fundação em 2008. Para comemorar a data, os dirigentes do clube pretendem explorar ao máximo as opções de marketing para gerar receitas e formar uma equipe de futebol vencedora. Porém, antes mesmo da temporada começar, os mineiros já estão envolvidos em polêmicas nos bastidores. Durante a corrida de São Silvestre, disputada no último dia 31, os vencedores das provas masculina e feminina, Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, respectivamente, subiram ao pódio e ostentaram a bandeira do Atlético. Os dirigentes atleticanos se apressaram para afirmar que haviam feito um acordo para que isso pudesse ocorrer. Porém, questionados, os quenianos negaram a versão e alegaram que apenas levantaram a bandeira atleticana por achá-la “bonita”, como disse Cheruiyot após a premiação. Mesmo com a negação, o presidente do Atlético, Ziza Valadares, voltou a confirmar a versão do clube e ainda acrescentou que a estratégia também serviu para provocar o rival Cruzeiro, que patrocina, entre outros, o corredor Franck Caldeira, vencedor da São Silvestre em 2006. “Com certeza (foi provocação), e até mais feliz eu fico porque tive notícia que alguém do Cruzeiro não teria gostado. E se não gostou, a coisa funcionou melhor ainda. Eu soube que o Alexandre Minardi, que é o responsável lá pelo atletismo do Cruzeiro, deu um esc”ndalo lá ontem (domingo). Isso nos deixa mais feliz ainda porque que a medida foi absolutamente correta”, afirmou Valadares, em entrevista à Rádio Itatiaia, que valorizou essa polêmica como estratégia de marketing: “Foi um marketing bem feito anunciando o início do centenário do Atlético. Eu só lamento que eles (cruzeirenses) ficaram tristes. Não lamento, não. Fiquei até feliz”. Em meio à polêmica envolvendo a São Silvestre, o Atlético aproveitou o início do ano para apresentar o logotipo em alusão ao centenário do clube. O novo símbolo deverá ser utilizado em campanhas institucionais e produtos licenciados durante toda a temporada. Outro ponto que deve ser definido nos próximos dias é o nome do patrocinador que irá estampar sua marca no uniforme atleticano durante o centenário. Apesar de não haver confirmação por parte da diretoria do clube, especula-se que negociações estejam sendo feitas com nomes como Samsung, que recentemente deixou o Corinthians; Fiat, atual patrocinadora de Palmeiras e Goiás; MRV, que tenta renovar seu vínculo; e Citroën. Já em relação ao fornecedor de material esportivo do clube, a Lotto irá substituir a Diadora a partir desta temporada, como a Máquina do Esporte antecipou em outubro passado.