A NBA G League, que a partir da próxima temporada terá os naming rights negociados com a Gatorade, anunciou a participação de 26 times no campeonato, quatro a mais do que na edição anterior.
A ideia dos dirigentes é que todos os participantes da liga de desenvolvimento sejam filiais de equipes da NBA. A última franquia a criar um time de formação foi o Washington Wizards, que comprou os direitos para operar também na G League.
“A NBA G League tem tido um grande papel para nós ao longo dos anos, tanto por monitorar o talento dos jogadores como para permitir que atletas jovens ganhem experiência com mais minutos em quadra”, afirmou Ernie Grunfeld, presidente do Washington Wizards.
“Ter nosso própria equipe nessa competição e poder selecionar a comissão técnica vai nor permitir por em prática nosso sistema de jogo. Portanto, melhorar nosso programa de desenvolvimento de jogadores”, acrescentou o dirigente.
O aumento do número de times acontece devido ao interesse das franquias da NBA em contar com uma filial na liga de desenvolvimento. Nos últimos meses, o Minnesota Timberwolves comprou o Iowa Energy, time que anteriormente era vinculado ao Memphis Grizzlies. Após a negociação, a franquia de Memphis criou uma nova equipe.
No final de 2016, Atlanta Hawks e Orlando Magic anunciaram seus times na liga de desenvolvimento. A equipe da Georgia terá uma filial a partir da temporada 2019/2020.
Já o time da Flórida adquiriu o Erie BayHawks, que já disputa o campeonato. O time deixou Erie, cidade na Pensilvânia, e migrou para Lakeland, distante 88,5 km de Orlando.