Mesmo no ano que foi considerado o pior de sua história, o Corinthians obteve, durante os dez primeiros meses de 2007, exposição em mídia estimada em mais de R$ 2 bilhões. O levantamento é da Informídia Pesquisas Esportivas, em reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal “Folha de S.Paulo”. O relatório da empresa aponta que os resultados alcançados pelo clube paulista enquanto lutava contra o rebaixamento, fez a sua exposição crescer como se estivesse na disputa por um título. A Informída explica que, tradicionalmente, o Corinthians lidera a lista que avalia as 12 principais equipes brasileiras. “É normal que eles liderem esse ranking. O clube só perde, em alguns casos, para o São Paulo. Em geral, os resultados têm uma grande influência do desempenho dentro de campo. A mídia fala mais de quem está no topo ou na rabeira do que de quem está no meio da tabela”, afirmou Antônio Lauletta, diretor da Informídia à publicação. A análise é elaborada a partir do número de jogos, seja ao vivo ou em VT, e as reportagens transmitidas pelas emissoras e o espaço ocupado pelo clube nas publicações impressas. Com os dados, são calculados os valores que seriam cobrados pelos veículos de comunicação pelo uso do espaço equivalente. Foi com base nos resultados do relatório da Informídia que o Corinthians rejeitou a redução do valor do patrocínio que a Samsung pagava, o que levou à rescisão do contrato com a multinacional coreana. Poucos dias depois, o clube fechou um acordo com a Medial Saúde, por R$ 16,5 milhões ao anuais.