O segundo trimestre não foi dos sonhos para a Cambuci, fabricante de artigos esportivos e dona da marca Penalty. O prejuízo líquido da empresa no segundo trimestre de 2017 foi de R$ 5,9 milhões. Em 2016, no mesmo período, o déficit havia sido de R$ 3,4 milhões. A piora de um ano para o outro foi de cerca de 76% no resultado.
De acordo com a empresa, o aumento do prejuízo deve-se a uma diminuição na receita de vendas por conta da demanda ainda fraca no Brasil. Porém, ainda segundo a fabricante, algumas ações de reestruturação operacional que foram iniciadas em 2016 estão em andamento e, apesar dos números, as despesas estão “rigorosamente controladas”.
O resultado da Penalty vai na contramão do que se vê no mercado nacional em 2017. No setor de calçados esportivos, por exemplo, as marcas nacionais tiveram uma melhora nas vendas neste ano. A explicação é de que, com a crise econômica do país, os consumidores vêm optando por calçados mais básicos, com preços mais em conta, área dominada pelas fabricantes brasileiras.