O evento esportivo que dura apenas um dia que mais gerou retorno financeiro até hoje foi a luta entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao, em maio de 2015. Na ocasião, entre publicidade, bilheteria, pay-per-view e outros, as cifras giraram em torno de 600 milhões de dólares (quase 2 bilhões de reais). O duelo entre o mesmo Mayweather e Conor McGregor neste sábado (26), na T-Mobile Arena, em Las Vegas, deve bater esse recorde.
O patrocinador principal será a Corona. A marca de cerveja mexicana estará estampada no centro do ringue, nas cordas e nas ring girls por 10 milhões de dólares. Já a BodyArmor, marca norte-americana de bebidas isotônicas, terá seu logo nos corners dos lutadores (toalhas, garrafas e bancos). Especula-se 5 milhões de dólares por corner.
O recorde de ingressos será batido. Em 2015, Mayweather x Pacquiao deram um retorno de 70 milhões de dólares em bilheteria no MGM Grand. A T-Mobile Arena suporta 1.200 espectadores a mais e já está com todos os ingressos vendidos. Cambistas já cobram 40 mil dólares (cerca de 125 mil reais) por uma entrada.
Mais um recorde a ser superado é com televisão. Nos Estados Unidos, o pay-per-view do card, que inclui oito lutas mais a principal, custa 99 dólares em HD. Para SD, o preço é um pouco menor: 89 dólares. Os preços são os mesmos da luta de 2015, que foi comprada por 4,6 milhões de norte-americanos.
Dana White, presidente do UFC, já declarou que espera que 4,9 milhões de pacotes sejam vendidos para a luta deste sábado. Se isso se confirmar, os 400 milhões de dólares de lucro com direitos de transmissão de Mayweather x Pacquiao será superado.
No mercado internacional, a luta de 2015 alcançou 35 milhões de dólares. A deste sábado deve ultrapassar esse número, pois já foi vendida para todos os países da América Latina, além de Reino Unido, Índia e Austrália, entre outros.
No Brasil, o Canal Combate adquiriu os direitos exclusivos da luta. A assinatura tem preços diferentes nas diversas operadoras (R$ 74,90 na Vivo e na Sky, e R$ 89,90 na NET). A NET ainda fará a venda avulsa do duelo por R$ 99,90.
Cada lutador também embolsará um bom montante. Só por entrar no ringue, Mayweather receberá 100 milhões de dólares, e McGregor, 75 milhões. Se as metas de audiência de pay-per-view forem alcançadas, os valores podem subir para 400 e 127 milhões, respectivamente.
Além disso, Mayweather declarou que pretende ganhar 25 milhões de dólares com acordos comerciais. A marca de relógios suíça Hublot terá o patrocínio do calção, e a tequila Avión venderá 150 unidades de uma garrafa premium comemorativa, a 1.500 dólares cada, em Las Vegas.
Já Conor McGregor vendeu o espaço em seu calção para o site de apostas esportivas BetSafe e para a marca de bebidas energéticas Monster Energy. Os valores não foram divulgados.
Para fechar, e sem falar em casas de apostas, o turismo em Nevada, estado onde fica Las Vegas, também ganha com o evento. Em 2015, no final de semana da luta Mayweather x Pacquiao, 150 milhões de dólares foram introduzidos na economia local. O valor também deve ser superado.