A Liga Nacional de Basquete (LNB) fechou uma parceria com a agência americana MVPIndex para mensurar resultados de redes sociais e ter consultoria sobre as melhores práticas na comunicação online. A entidade será o primeiro cliente brasileiro da companhia, criada em 2014, no Texas.
O trabalho da MVPIndex consiste em calcular os valores de marcas nas redes sociais, com foco na indústria do esporte e do entretenimento. A empresa avalia o alcance, o engajamento e a capacidade de gerar conversas no meio online de diversos agentes do segmento, com atletas, ligas e patrocinadores. A lista de clientes da companhia nos Estados Unidos varia de empresas, como AB Inbev, agências, como WME/IMG, e entidades esportivas, como os Los Angeles Lakers, time de basquete da NBA.
À Máquina do Esporte, o diretor de contas estratégicas da MVPIndex, Adam Honig, contou como a empresa prestará consultoria para a Liga Nacional de Basquete. O executivo também falará como a agência funciona em palestra para executivos brasileiros, no NBB MKT Summit 2017, que será realizado na próxima terça-feira, em São Paulo.
“O NBB não só terá acesso à plataforma de inteligência de mídia social da MVPindex, como também terá uma equipe dedicada de especialistas em mãos para fornecer informações adicionais e recomendações para ajudar a liga a levar sua estratégia de mídia social para um próximo nível”, afirmou o executivo.
Para uma entidade esportiva, como a Liga Nacional de Basquete, o trabalho da MVPIndex será baseado em três fatores: quantificar a exposição dos patrocinadores, acompanhar o comportamento dos torcedores e otimizar a estratégia da entidade nos principais canais de comunicação. O maior desafio da empresa será lidar com um público novo, o brasileiro.
“Vamos aprender muito nas próximas semanas e meses sobre como os fãs no Brasil se envolvem com suas ligas, equipes e atletas favoritos nas mídias sociais, e quais canais e conteúdos estão gerando mais valor. Mas os fãs de esportes são universalmente apaixonados por seus times e atletas favoritos, independentemente do idioma ou localização”, amenizou Honig.
Atualmente, o NBB mantém mais de meio milhão de seguidores somente no Facebook. No Brasil, é a entidade esportiva fora do futebol com mais torcedores nas redes sociais.