A Nike decidiu revolucionar o mundo das personalizações de tênis esportivos. A fabricante norte-americana inventou o Nike Makers, um estúdio de criação localizado no distrito de Soho, em Nova York, e que só pode ser visitado por consumidores que forem convidados.
O serviço permite que os visitantes criem seus próprios tênis em cerca de 90 minutos. Além disso, o convidado pode ainda testemunhar o processo de produção diretamente, uma experiência que até este mês era reservada apenas para atletas de alto nível patrocinados pela marca.
A ideia da Nike com o estúdio é ganhar ainda mais espaço no segmento dos tênis esportivos, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, com a popularização cada vez maior das corridas de rua pelo mundo.
A iniciativa também faz parte do novo plano global da Nike de vendas diretas ao consumidor. A ideia é ter uma estrutura corporativa estrategicamente pensada para se concentrar em 12 cidades, entre elas Nova York, Londres e Tóquio, e focar os próximos investimentos no ambiente digital. Com isso, cerca de 2% dos 74 mil funcionários globais da empresa serão demitidos.
O último ano fiscal terminado em maio mostrou um faturamento de quase 34,5 bilhões de dólares da marca norte-americana, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. O lucro aumentou 12,8%, para 4,2 bilhões de dólares.