A Juventus, em parceria com sua fornecedora de material esportivo, a Adidas, apresentou a camisa comemorativa que homenageia os 120 anos de fundação do clube italiano, nascido em 1o de novembro de 1897. A camisa, em estilo totalmente retrô, tem uma peculiaridade: não possui escudo.
No lugar do “J” estilizado, foram colocadas três estrelas douradas, que representam 30 troféus do Campeonato Italiano erguidos pela Juve desde sua fundação. O primeiro veio no ano de 1905, enquanto os seis últimos foram conquistados nas últimas seis temporadas, em um hexacampeonato inédito na história do clube.
De acordo com a assessoria da Vecchia Signora, a peça será usada em apenas uma partida. A data, inclusive, já foi escolhida: no próximo domingo (5), diante do Benevento, pela 12a rodada do Campeonato Italiano, no Allianz Stadium.
Inspirada nas primeiras décadas de história do clube, a camisa apresenta as clássicas listras em preto e branco. Além disso, o decote redondo e as mangas curtas e estreitas também dão um toque retrô. O tecido de alta performance, bem diferente da época da fundação, é o lado moderno da camisa.
A edição comemorativa é limitada. Foram fabricadas apenas 1897 peças. Todas estão numeradas, o que faz com que cada uma seja considerada única. O número de série foi colocado em uma etiqueta preta costurada na barra da camisa, enquanto a parte interior da gola abriga o primeiro escudo da história do clube, assim como a data de fundação.
Para quem gosta de camisas raras, ainda há uma vantagem. Tanto o logotipo da Adidas como da Jeep, os dois principais patrocinadores da equipe, foram colocados do lado direito do peito, costurados em preto, dentro de uma das listras pretas da camisa. Os outros patrocinadores atuais sequer foram colocados. Dessa forma, a camisa ficou “limpa” e, assim, deve se tornar um sonho de consumo para muitos colecionadores pelo mundo.