A temporada 2017 da Fórmula 1 terminou no último domingo (26) e não demorou muito para que as notícias sobre 2018 começassem a surgir em torno da principal categoria do automobilismo mundial. A novidade do dia remonta a tempos antigos e lendários do esporte: a Alfa Romeo está de volta.
Após mais de 30 anos de ausência, a marca italiana anunciou um contrato multianual com a Sauber e será patrocinadora principal, além de parceira tecnológica e comercial, da equipe suíça a partir de 2018. O nome da “nova” equipe passará a ser Alfa Romeo Sauber F1 Team, e o logotipo da Alfa Romeo ocupará o lugar de maior destaque nos carros e macacões dos pilotos da escuderia.
De acordo com um comunicado da Sauber, os motores da equipe em 2018 serão Ferrari, mas rebatizados de Alfa Romeo. Tanto a marca Ferrari como a marca Alfa Romeo pertencem ao grupo Fiat Chrysler.
“O acordo com a Sauber é um passo importante na reestruturação da marca Alfa Romeo, que retornará à F1 após mais de 30 anos. Uma marca histórica que ajudou a construir a história do esporte. A empresa se beneficiará ao compartilhar conhecimento estratégico e tecnológico com a Sauber. Ao mesmo tempo, os fãs da Alfa Romeo terão novamente a oportunidade de apoiar um time que está determinado a escrever um novo capítulo em sua lendária história no esporte”, afirmou um empolgado Sergio Marchionne, presidente da Ferrari.
“A Alfa Romeo tem uma longa história de sucesso nas corridas, e estamos muito orgulhosos de que esta empresa de renome internacional tenha escolhido trabalhar conosco para o seu retorno ao topo do automobilismo”, disse Pascal Picci, presidente da Sauber.
Não é a primeira vez que a Sauber se une a uma montadora para um projeto ambicioso na Fórmula 1. Entre 2006 e 2009, a equipe suíça teve a parceria da BMW.
Já a Alfa Romeo volta à categoria após mais de 30 anos. A última vez que o nome da marca italiana esteve presente na F1 foi em 1987, como fornecedora de motores das equipes Osella e Ligier. Como equipe de fábrica, o último ano foi 1985.
A marca italiana é uma das poucas que esteve presente no nascimento da Fórmula 1 em 1950. Equipe e motor Alfa Romeo foram os vencedores dos dois primeiros campeonatos da categoria: em 1950, com o italiano Giuseppe “Nino” Farina, e em 1951, com o argentino Juan Manuel Fangio. Ao todo, a equipe disputou 110 Grandes Prêmios na história da Fórmula 1.