A liga espanhola de futebol (La Liga) iniciou a temporada de venda de seus direitos de TV na Europa. Atualmente o faturamento total é de 167 milhões de euros, e objetivo é aumentar os rendimentos, em especial nos grandes mercados do continente.
A demora no início das vendas, que costuma ser em outubro ou novembro, se deu por conta da situação política complicada na Catalunha. Por isso, os dirigentes não pretendem perder mais tempo e almejam fechar valores interessantes o quanto antes possível.
Segundo a mídia espanhola, a associação presidida por Javier Tebas é a favor de contratos longos nos principais mercados, porém as regras de concorrência da Comissão Europeia (CE), instituição politicamente independente que representa os interesses da União Europeia (UE), estipulam um período máximo de três anos.
Dessa forma, não há possibilidade de ultrapassar esse limite nos maiores mercados, como Alemanha, França e Reino Unido (que está em processo de saída do bloco, mas ainda faz parte). Nestes países os direitos serão vendidos apenas até 2021. Já em outros, como Sérvia, Suíça e Turquia, que não fazem parte da UE, a venda será por cinco anos, ou seja, até 2023.
Uma das principais regras na venda é que canais de televisão que operem em mais de um país, caso da Eurosport ou da Sky, por exemplo, precisam enviar propostas separadas para cada país. A mesma situação vale em relação às plataformas de streaming, como a Amazon Prime Video (da Amazon) ou a Dazn (do grupo Perform).
Quem conseguir comprar o pacote terá direito, além das transmissões dos jogos da La Liga, a diversos outros produtos, entre eles resumos de cinco minutos de cada partida, programas de pré-temporada, duas revistas semanais, programas de resumo de cada rodada e documentários especiais nos clássicos entre Real Madrid e Barcelona.
Atualmente, a Dazn transmite a competição para a Alemanha e a Áustria, enquanto a Sky Sports possui os direitos para Reino Unido e Irlanda. Na Dinamarca, Finlândia e Suécia, o acerto é com a Viasat; na Itália, os direitos são da Fox Sports; e na França e na Turquia, quem transmite a La Liga é a rede beIN Sports, uma subsidiária da Al Jazeera.