Um dos mais tradicionais torneios do circuito da ATP vai trocar de casa. A partir de 2019, o Masters 1000 de Miami não será mais disputado em Key Biscayne. O novo local será o Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, da NFL, o que não mexe com o patrocínio máster do torneio, que pertence ao Banco Itaú. A informação foi confirmada pela agência multinacional de marketing esportivo IMG, promotora do evento.
A mudança ocorre por conta da impossibilidade de expansão do complexo em Key Biscayne. Foram vários anos de tentativas de ampliação sem sucesso, o que levou a organização do torneio a desistir e procurar um novo local. Segundo a IMG, a nova sede, reformada recentemente, terá uma estrutura maior para jogadores, torcedores, imprensa e patrocinadores em todos os aspectos, desde locais de alimentação até estacionamentos.
Entre as propostas feitas, muitas tinham como objetivo levar o torneio para fora de Miami. No entanto, Stephen Ross, dono do Miami Dolphins, que vem buscando novas formas de renda para seu estádio, conseguiu um acordo com a prefeitura e também com a IMG para manter o torneio na cidade.
De acordo com o jornal Miami Herald, 30 quadras serão construídas para abrigar o torneio, boa parte delas no local em que hoje funciona o estacionamento do Hard Rock Stadium. Há a promessa, inclusive, da instalação do maior telão já visto em uma quadra de tênis, além de iluminação para jogos noturnos. As arquibancadas serão em parte permanentes e em parte temporárias.
Já a quadra central será montada em uma das extremidades do estádio e terá capacidade para cerca de 14 mil espectadores. No total, as 30 quadras serão capazes de receber 32.474 fãs de tênis, enquanto Key Biscayne comportava 25.062 espectadores.
Estima-se que a construção do novo centro de tênis custará cerca de 53 milhões de dólares. Atualmente, além dos jogos de futebol americano em que o Miami Dolphins é anfitrião, o Hard Rock Stadium ainda recebe partidas de futebol, lacrosse e beisebol.
Com a decisão, o Crandon Park, em Key Biscayne, que recebeu 31 edições do torneio, fará sua despedida em 2018, com a 32a e última participação como anfitrião. De acordo com o calendário da ATP, a disputa acontecerá entre os dias 19 de março e 1o de abril do ano que vem.