A pouco mais de quatro meses para a sua realização, o principal evento de triatlo do Brasil segue em busca de um patrocinador master. Após a saída da Brasil Telecom, a Latin Sports, organizadora do Ironman Brazil, negocia com empresas para dar um novo nome à competição. Segundo Carlos Galvão, diretor-executivo da Latin Sports, pelo menos uma dezena de empresas dos mais variados setores estão negociando e o objetivo é que o anúncio de um novo patrocinador seja feito até o próximo mês. “Nós estamos prospectando e as conversas estão bem encaminhadas com algumas empresas. Acredito que o Ironman tem um viés que nos permite conversas com empresas de diversos segmentos”, afirma Galvão. Dentre as candidatas está inclusive uma cervejaria, cujo nome não foi revelado pelo executivo. Apesar de soar controverso o fato de uma bebida alcoólica estar ligada diretamente ao triatlo, essa prática é muito comum. Nos Estados Unidos, por exemplo, a marca Bud Light já foi patrocinadora master do Ironman por quatro anos. Para fechar com um novo patrocinador, a Latin Sports pede R$ 1,5 milhão, valor que engloba também o apoio ao Ironman 70.3, que acontece em Brasília, no mês de setembro. Para conseguir essa quantia, um dos grandes argumentos da empresa nas negociações é o retorno de mídia de R$ 8,5 milhões atingido em 2007. Além disso, dependendo de quem for o novo parceiro, algumas mudanças podem acontecer no Ironman, como a criação de uma prova específica de corrida atrelada à competição de triatlo. “Nós queremos fazer uma prova relacionada ao patrocinador que conseguirmos. Seriam os 10 quilômetros do Ironman, mas a gente chama de Corrida Internacional de Santa Catarina. Vai ser uma das maiores provas de 10 quilômetros já realizadas no estado”, diz o executivo da Latin Sports. Além de um novo patrocinador master, a organizadora do Ironman negocia a permanência da Volkswagen como uma das parceiras. Gatorade e Track & Field estão garantidas para a edição deste ano do evento, que será no dia 25 de maio.