A Under Armour anunciou o lançamento de dois modelos de tênis de corrida com um GPS embutido, que será capaz de realizar o mapeamento do treino e ainda sincronizá-lo com um aplicativo e marcar tempo, distância, gasto de calorias e outras estatísticas mais complexas, como comprimento da passada, em tempo real.
A novidade foi divulgada na CES 2018, em Las Vegas, nos Estados Unidos, realizada na semana passada. A CES (Consumer Electronics Show) é, como diz seu próprio site oficial, “o lugar de encontro mundial para todos aqueles que prosperam no negócio das tecnologias de consumo”. A feira de tecnologia serve como meio de divulgação e introdução de tecnologias inovadoras no mercado há 50 anos e atrai marcas importantes e líderes empresariais de todo o mundo.
Na feira, há de tudo em termos de novidades tecnológicas em ramos como saúde, bem-estar, setor automotivo, entretenimento, robótica, utensílios para casa, design e manufatura de produtos e, é claro, esporte.
De acordo com a divulgação feita pela Under Armour no evento, serão dois os modelos com o GPS embutido: o Hovr Phantom e o Hovr Sonic. A ideia da marca norte-americana é colocar na cabeça dos corredores que eles não precisam de mais nada, além do tênis, para treinar e saber todas as informações relativas ao treino.
A nova tecnologia está dentro das solas de espuma do tênis. O GPS é disparado quando o sistema, munido de bluetooth, detecta movimento e, nesse momento, sincroniza o tênis a um aparelho de telefone celular que esteja conectado. É possível correr sem o telefone, já que há armazenamento de dados, e as informações são carregadas no aplicativo MapMyRun quando o corredor voltar do treino.
Em termos de design, a parte de cima dos tênis é feita a partir de impressões 3D e a área para se calçar os pés lembra uma meia, tendência já observada em outras marcas. Já em relação à durabilidade, a Under Armour garante que a bateria vai durar o mesmo tempo que a vida útil de um tênis de corrida, ou seja, cerca de 600km de rodagem.
Os dois modelos chegarão às lojas dos Estados Unidos em fevereiro. Por lá, o Phantom custará algo em torno de 140 dólares, enquanto o Sonic sairá por cerca de 110 dólares. A marca não divulgou quando e por quanto os tênis com a novidade chegarão ao Brasil.