A rivalidade Adidas x Nike tem mais um capítulo. A marca alemã divulgou que pretende reforçar sua estrutura nos Estados Unidos para atingir 20% de participação de mercado em breve. Assim, mostra que pretende, cada vez mais, encarar a maior rival em pleno território da marca norte-americana.
A informação foi dada por Hans Ohlmeyer, diretor financeiro da Adidas, em entrevista ao Börsen Zeitung, principal jornal alemão focado exclusivamente em mercados financeiros. De acordo com o executivo, trata-se de uma meta a ser alcançada a médio prazo.
“Em todos os mercados em que atuamos, temos uma cota que fica pelo menos entre 15% e 20%. Nosso objetivo de médio prazo nos Estados Unidos é alcançar esse nível, com nossa penetração atual significativamente maior”, afirmou Ohlmeyer.
Em 2016, os analistas do mercado financeiro esportivo estimavam que a Adidas possuía pouco menos de 7% de participação de mercado nos Estados Unidos. Em 2015, o número era de 4%. Entre janeiro e setembro de 2017, no entanto, subiu para 11,3%, ultrapassando a Air Jordan, marca fabricada pela Nike, em vendas de tênis.
Apesar de parecer pouco em relação a outras partes do mundo, a própria Adidas considera que o crescimento da marca em solo norte-americano tem sido rápida e que, por isso, é necessário investir em logística e infraestrutura. O principal motivo é evitar problemas em entregas.
Ohlmeyer, que tem sua carreira inteira ligada à Adidas e é diretor financeiro da empresa desde maio do ano passado, ainda usou a entrevista para divulgar outros objetivos. Ele contou que a marca pretende construir um novo galpão de logística na própria Alemanha este ano. O local escolhido é o estado da Baixa Saxônia, e o galpão servirá para, principalmente, melhorar as operações vinculadas ao comércio eletrônico no país.
Os novos investimentos são consequência do crescimento que a empresa alemã experimentou no ano passado. No último balanço divulgado, a Adidas fechou os três primeiros trimestres de 2017 (janeiro a setembro) com vendas acima de 16,1 bilhões de euros, 15,6% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Dessa forma, o lucro líquido também melhorou e alcançou pouco mais de 1,1 bilhão de euros, 10,8% a mais.
Na América do Norte, os números são ainda melhores, o que explica o olhar atento da marca para a região. Lá, o crescimento entre janeiro e setembro de 2017 foi de quase 27%, atingindo pouco mais de 3,1 bilhões de euros.
Em números absolutos, no entanto, ainda falta muito para a Adidas alcançar a Nike. Enquanto a marca alemã chegou aos já mencionados 11,3% em setembro de 2017 e pretende alcançar 20% a médio prazo, a marca norte-americana lidera com folga, com 37%. Se forem somados os 9,5% da Air Jordan, a distância aumenta ainda mais.