A Fox Sports é a nova dona dos direitos televisivos do “Thursday Night Football” da NFL, os tradicionais jogos da liga de futebol americano nas quintas-feiras à noite, para os Estados Unidos. O acordo foi fechado para os próximos cinco anos, e a emissora vai desembolsar 660 milhões de dólares por ano, num total de 3,3 bilhões de dólares.
Os valores a serem pagos pela Fox Sports são um recorde absoluto para o “Thursday Night Football”. Para se ter uma ideia, na temporada que chegará ao fim no próximo domingo e também na anterior, a NBC e a CBS (dois canais abertos) pagaram, em conjunto, 450 milhões de dólares por ano pela noite de quinta-feira. Vale lembrar que a Fox Sports é um canal por assinatura.
De acordo com o contrato, serão 11 jogos transmitidos na temporada regular da NFL, com exceção da noite do Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças, tradicional feriado dos Estados Unidos. Em resumo, a Fox Sports pagará 60 milhões de dólares por jogo. Como também tem os direitos dos jogos da Conferência Nacional (NFC) de domingo, a Fox Sports engordará a conta da NFL em cerca de 1,75 bilhão de dólares por ano até 2022.
“Como uma das líderes da televisão esportiva e reconhecidamente uma inovadora nas transmissões de jogos da NFL por muitos anos, estamos entusiasmados em estender nossa parceria com a Fox Sports, um dos nossos parceiros mais confiáveis e valiosos, e incluir o ‘Thursday Night Football’ em sua programação”, declarou o comissário da NFL, Roger Goodell.
A parceria também permitirá que Fox Sports e NFL expandam as transmissões para plataformas digitais, incluindo telefones celulares pela primeira vez, tanto dos jogos de quinta-feira como os de domingo nos Estados Unidos.
“O futebol americano está no nosso sangue, e entendemos que nada supera a NFL quando se trata de captar a atenção das pessoas na televisão. Nosso relacionamento histórico com a NFL remonta aos primeiros dias da Fox, e não poderíamos estar mais entusiasmados em expandir nossa parceria profunda e duradoura para incluir jogos do horário nobre da quinta-feira”, afirmou Peter Rice, presidente da 21st Century Fox.
De acordo com o site oficial da NFL, o “Thursday Night Football” está no Top 5 da televisão norte-americana e é o segundo quando se fala apenas em horário nobre. Com a inclusão do jogo de quinta à noite da NFL em seu portfólio, a Fox Sports terá, a partir de 2018, três das cinco maiores audiências de toda a televisão dos EUA em sua programação.
A Fox Sports, que transmitirá o Super Bowl LII no próximo domingo entre New England Patriots e Philadelphia Eagles para os Estados Unidos, já anunciou que a Bud Light dará nome ao “Thursday Night Football” no canal. O valor desembolsado pela marca de cerveja para ter os naming rights não foi revelado.