Nesta temporada, a ESPN mais uma vez transmitiu a NFL, que será encerrada no próximo domingo (4), com o Super Bowl. E, em um ano em que a emissora teve a exclusividade na transmissão, o modelo de publicidade do canal tem se adequado à nova e crescente demanda, algo que poderá ser visto na transmissão do fim de semana.
Pelo segundo ano seguido, a ESPN disponibilizou seis cotas ao mercado para a transmissão da NFL. Elas foram adquiridas por Mitsubishi, Motorola, Boticário, TIM, BTG e Ifood. Na transmissão do Super Bowl, foram abertos mais 14 espaços para marcas, e mais uma vez todas foram vendidas, com empresas como Red Bull, McDonald’s e Audi.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor de inteligência de mercado da ESPN, Flávio Pereira, explicou que a relação com o mercado e a audiência crescente têm maior peso no momento vivido, com menor importância à atual exclusividade do canal. E ainda valorizou a relação com os parceiros.
“O Super Bowl tem muito intervalo. As seis empresas que fecharam para a NFL, que ficaram toda a temporada, terão a melhor entrega, lógico. Mas ele abre espaço para novos parceiros, e nós conseguimos fechar com grandes marcas, de diferentes segmentos”, comentou o executivo.
A fidelização do mercado está na audiência crescente da NFL no Brasil. Nos últimos três anos, a disputa americana subiu 78% no número de telespectador. O Super Bowl do ano passado foi o mais assistido da história do torneio no Brasil. E, neste ano, as finais das conferências, que definiram os times da decisão de domingo, também tiveram pico.
Pelo histórico recente de crescimento da audiência, a ESPN deu menor peso à saída do Esporte Interativo. O canal da Turner transmitia o torneio em rede aberta, mas não renovou com a liga de futebol americano para a atual temporada. Dessa maneira, a emissora do grupo Disney ficou sozinha com o produto no mercado brasileiro.
“Nós sentimos orgulho da confiança da NFL em nos escolher como parceira exclusiva no mercado brasileiro. Mas há espaço para todos”, ponderou Flávio Pereira.
O Super Bowl será exibido pela ESPN a partir das 21 horas de domingo, com o jogo entre New England Patriots e Philadelphia Eagles, em Minneapolis. A expectativa do canal é conseguir ficar com números próximos do que foi obtido no evento de 2017.