A marca de desodorantes Axe, de propriedade da multinacional Unilever, é a nova patrocinadora dos arquirrivais argentinos Boca Juniors e River Plate. O aporte será válido a partir de 14 de março, quando os dois times se enfrentarão pela Superliga Argentina, e terá duração de dois anos.
Segundo o site argentino Marca de Gol, a Axe pagará 1,2 milhão de dólares para cada clube por ano. O valor, no entanto, pode subir individualmente e chegar a até 1,5 milhão de dólares, com base em prêmios e incentivos.
O patrocínio ficará estampado nos shorts dos jogadores das duas equipes. A escolha pela Axe mostra uma mudança de estratégia da Unilever na Argentina, já que a multinacional costuma usar outras de suas 400 marcas, como Dove, Omo e Rexona, para patrocinar o esporte.
A iniciativa da Axe não é inédita no futebol argentino. Com o objetivo de não criar uma rejeição nos torcedores do rival, algumas marcas já utilizaram a estratégia de patrocinar ambos. Atualmente, é o caso, por exemplo, do banco BBVA e da multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações Huawei.
Aqui no Brasil, a tática também é utilizada, em especial nos estados em que apenas dois clubes possuem grande destaque em relação aos outros, casos de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Os exemplos mais recentes são a rede de hotéis Laghetto, o aplicativo de transporte Uber e a iPlace, loja homologada pela Apple, que fecharam com a dupla GreNal.