O argentino Lionel Messi será o embaixador do grupo chinês Mengniu para a Copa do Mundo da Rússia. Com o acordo, o craque, eleito cinco vezes como melhor jogador do mundo, adiciona mais um parceiro à sua lista para o Mundial, que já contava com Adidas, Gatorade e Huawei.
O grupo Mengniu, especializado em laticínios e sorvetes, tornou-se patrocinador da Copa em dezembro, quando assinou com a Fifa. Pelo acordo, os chineses terão direitos exclusivos sobre iogurtes e sorvetes em todos os espaços da Fifa na Rússia e 27 dos produtos da empresa poderão estar em ações de marketing Além disso, poderão usar a imagem da Copa do Mundo em campanhas promocionais de leite normal e em pó que realizarem dentro da própria China.
O próprio grupo divulgou que deverá gastar cerca 300 milhões de dólares em campanhas publicitárias voltadas para o Mundial.
A escolha por Messi tem uma explicação. Segundo o Red Card 2018: China Digital Football Awards, realizado pela consultoria esportiva Mailman, o argentino é o jogador que tem mais influência on-line em território chinês. O camisa 10 do Barcelona conseguiu mais de 1 milhão de seguidores apenas em 2017 no país. Com isso, ultrapassou o líder anterior, o português Cristiano Ronaldo.
Messi fará 31 anos durante a Copa do Mundo e, por isso, para muitos, poderá estar se despedindo dos Mundiais na Rússia. Em 2018, será a quarta vez que o craque vai representar a Argentina na competição máxima do futebol mundial. Ele tem um vice-campeonato, conquistado no Brasil, em 2014.