O patrocínio com a Renault na Fórmula 1 é o novo passo do plano de expansão de marca da LaLiga, a liga espanhola de futebol. E que acompanha uma investida da empresa em outros esportes.
Os detalhes do projeto da LaLiga para se tornar uma das ligas esportivas mais fortes do mundo foram revelados por Albert Castelló, representante da LaLiga no Brasil, no segundo dia do Curso de Férias da Máquina do Esporte.
O executivo espanhol mostrou como a liga decidiu mudar a imagem do futebol espanhol e, há cinco anos, tem trabalhado também num plano de expansão da marca.
“A partir da parceria com a Microsoft e de nossa presença e atuação nas redes sociais, sabemos como nunca quem são os nossos torcedores”, afirmou Castelló.
Um dos focos, agora, é o LaLiga4Sports, projeto que consiste na criação de um canal para gerar conteúdo sobre outros esportes na Espanha. A ideia é que a LaLigaTV seja a emissora oficial de esportes que não têm espaço na televisão.
“Isso gera ainda mais conhecimento sobre quem são os torcedores. Essa busca por esse tipo de informação nos ajuda a oferecer outros tipos de produtos, tanto para os fãs quanto para marcas”.
O caminho para atingir esse patamar, porém, foi longo. Antes, a liga teve de lidar com os próprios problemas. Quando assumiu, em 2013, Javier Tebas, presidente da LaLiga, prometeu acabar com escândalos de manipulação de jogos que havia nas divisões inferiores.
Depois, a liga passou a trabalhar na melhoria da qualidade do seu produto, com foco na geração de imagens de transmissão. Um dos benchmarks da competição foi a Premier League, da Inglaterra.