Clube com a maior torcida do Brasil, o Flamengo decidiu usar a efeméride do Dia Internacional da Mulher para fazer uma ação de engajamento com as torcedoras. Para isso, criou a ativação digital #QueMulher, em que o programa de sócio-torcedor do clube, o Nação Rubro-Negra, incentiva os flamenguistas a contarem histórias que lembrem grandes torcedoras.
O objetivo é homenagear as mulheres que fizeram e fazem a história do Flamengo. Apenas nas primeiras horas da campanha, lançada nesta terça-feira (6), foram cerca de 500 posts, com alcance de quase 650 mil pessoas e mais de 1 milhão de impressões somente no Twitter do programa (@NacaoCRF), que tem pouco mais de 80 mil seguidores.
E não foram apenas as mulheres que abraçaram a ideia. Além das torcedoras que contaram histórias e publicaram fotos falando sobre o amor pelo clube, muitos homens também fizeram questão de postar elogios à iniciativa e homenagear torcedoras próximas, como mães, irmãs, esposas, filhas e amigas.
A campanha também aproveita a data para incentivar a adesão de mulheres no plano de sócio-torcedor, oferecendo 15% de desconto para quem se tornar associada. Além disso, dez parceiros da rede de descontos do clube ofereceram ofertas especiais às sócias-torcedoras.
Por último, algumas torcedoras que já faziam parte do Nação Rubro-Negra foram convidadas para dar depoimentos sobre a importância do Flamengo na vida de cada uma e também sobre como anda a situação da mulher dentro de um estádio de futebol.
“No começo, sofria mais. Antigamente, era menos comum ver mulher sozinha nos estádios. Hoje em dia, ainda temos que escutar gente falando que só estamos indo acompanhar homem ou que nem devíamos estar ali, mas está cada dia melhor. Nossa arquibancada está cada vez mais cheia de mulheres, desde meninas a senhoras, sozinhas ou com amigas. Sem presença masculina. Ainda não chega a ser 50%, mas não acho que vai demorar muito”, afirmou a sócia Paula Alvarenga ao site do clube.
De acordo com o Flamengo, o programa Nação Rubro-Negra conta com planos a partir de R$ 29,90 mensais, com desconto e prioridade na compra de ingressos. O mais popular é o Raça, que custa R$ 39,90 por mês. Usando o cupom DIADAMULHER, o preço cai para R$ 35,91 com os 15% de desconto, ou para R$ 33,92, se quem fizer a adesão for convidada por um associado.