Unanimidade entre as marcas e a mídia, o técnico Tite conseguiu mais um feito às vésperas da Copa do Mundo. Depois de fechar contratos com Samsung e Cimed, o treinador é, desde esta segunda-feira (19), a voz e o rosto da campanha motivacional do banco Itaú para ativar o patrocínio à seleção brasileira.
“Mais do que um garoto-propaganda, Tite fez parte da elaboração da campanha. Houve muita troca durante todo o processo de construção, e isso fez com que os filmes traduzissem, com perfeição, a realidade dos vestiários e do campo”, afirmou Fernando Chacon, diretor executivo do banco Itaú.
Assim como a Cimed já havia feito, a escolha de Tite pelo Itaú se deu por conta de atributos que estão associados à imagem do treinador. A decisão de usar um garoto-propaganda único no esporte é um fato inédito na gestão recente das campanhas publicitárias do Itaú. O banco sempre usou imagens genéricas de futebol em referências à seleção brasileira. Mesmo na Copa do Mundo de 2014, David Luiz era apenas um dos elementos da campanha com a música que foi o “hino” do time nacional. Até no tênis a imagem de Gustavo Kuerten ficou restrita a vídeos nas redes sociais.
“Escolhemos o Tite por todas as semelhanças que percebemos com o Itaú. Foi, com certeza, uma escolha fácil tanto pelo fator liderança quanto pelos valores que o técnico possui. Neste momento, em que os brasileiros buscam princípios como lealdade, integridade e respeito, ter alguém com essas características é necessário e inspirador. Este é o tipo de comportamento que gera transformação na vida das pessoas. Nós queríamos alguém que sonhasse grande”, complementou Chacon.
Intitulado “Preleção”, o filme utiliza frases ditas por Tite ao longo da caminhada do Brasil à Copa do Mundo, tanto em preleções aos atletas quanto em entrevistas coletivas. A ideia da campanha é usar as frases como motivação para as pessoas no dia a dia. Segundo o Itaú, é um “discurso de mobilização” às pessoas.
Os atributos vitoriosos do treinador também foram enaltecidos pela Cimed, outra marca patrocinadora da seleção brasileira e que tem Tite como garoto-propaganda. Neste mês de março, a empresa de medicamentos também iniciou campanha em mídia com o rosto do treinador, que estará ainda em pontos de venda.
A Samsung, que deixou a CBF em 2015, é outra que se apoia no treinador para aproveitar a euforia pré-Copa. E, da mesma forma que as demais marcas, a empresa de eletrônicos tenta usar o atributo de liderança de Tite na campanha.
Assista abaixo ao filme “Preleção”, do Itaú, com Tite: