O britânico Kyle Edmund, atual número 1 do Reino Unido e 26o no ranking mundial da ATP, assinou com a montadora britânica Jaguar. O acordo comprova a importância que as montadoras vêm dando ao tênis e faz com que a Jaguar ganhe força no duelo de gigantes com concorrentes como Mercedes-Benz, Kia, Ford e Porsche.
O contrato que torna Edmund o novo embaixador da montadora britânica também indica o compromisso da marca com o tênis no Reino Unido. A Jaguar já é patrocinadora do também britânico Andy Murray, ex-número 1 do mundo e atual número 30, que ficou bastante tempo afastado por contusão e está voltando agora às quadras.
Além de Edmund e Murray com a Jaguar, o tênis ainda tem parcerias como Roger Federer e Mercedes-Benz; Rafael Nadal e Kia; Serena Williams e Lincoln (marca da Ford); e Maria Sharapova e Porsche. Além delas, outras montadoras, como Audi, Fiat, Peugeot e Volkswagen também têm seus nomes bastante vinculados ao esporte com patrocínios e naming rights de torneios, por exemplo. A própria Jaguar é o carro oficial do Grand Slam de Wimbledon, torneio mais tradicional do tênis mundial, disputado em sua casa, no Reino Unido.
Ainda visto como um esporte de elite, o tênis acaba sendo um chamariz para as montadoras, em especial aquelas que têm entre suas produções carros considerados de luxo. E há sempre uma tentativa aqui e outra ali de alguma empresa tentando garantir o patrocínio de algum grande jogador que era de outra. O último exemplo foi Serena Williams, que fechou com a Lincoln, da Ford, após encerrar seu vínculo com a Aston Martin.
Em relação a Kyle Edmund, o tenista britânico vive seu melhor momento na carreira. Semifinalista do Australian Open, o atleta de 23 anos é considerado a maior esperança do tênis do Reino Unido após Andy Murray.
“Eu sempre fui apaixonado por carros e estou muito contente por me associar a uma marca britânica que admiro. A presença da Jaguar no tênis me proporcionará o suporte extra que estou procurando e espero poder aproveitar o sucesso que tive no início do ano na Austrália”, declarou Edmund.
“Estamos entusiasmados com a parceria com Kyle, ao mesmo tempo em que entramos na quarta temporada da Jaguar como o carro oficial de Wimbledon. Kyle é o atual número 1 britânico e uma estrela em ascensão no mundo do tênis. Estamos ansiosos para fazer parte dessa jornada e apoiá-lo ao longo do caminho”, afirmou Scott Dicken, diretor global de marketing da Jaguar Land Rover no Reino Unido.