A Adidas vai adotar uma mudança de estratégia nos próximos dois anos. Até 2020, a marca alemã quer diminuir o número de lojas físicas e mais do que dobrar o faturamento relativo às vendas on-line. Em 2017, foram 1,6 bilhão de euros, 57% a mais do que no ano anterior. Em dois anos, a ideia da multinacional é alcançar 4 bilhões de euros na internet.
A decisão segue uma tendência de outras marcas do setor, em especial a principal concorrente e rival no mercado, a Nike. A Adidas, no entanto, pretende melhorar o funcionamento das lojas físicas que ainda restarem em funcionamento.
“Com o tempo, teremos menos lojas físicas, mas elas serão melhores”, afirmou Kasper Rorsted, CEO da Adidas, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.
Para se ter uma ideia, o número de lojas da marca nos Estados Unidos já vem sofrendo baixas nos últimos tempos. A Reebok, marca da Adidas, iniciou 2017 com 35 estabelecimentos em território norte-americano. Ao final do ano, esse número havia caído praticamente pela metade.
Atualmente, a Adidas possui cerca de 2.500 lojas oficiais e mais ou menos 13 mil lojas franqueadas espalhadas pelo mundo.
O executivo deixou claro, no entanto, que a ideia pelos próximos dois anos é que as lojas físicas não sejam meras geradoras de receita como nos últimos 10 ou 15 anos. O objetivo é que, apesar de um número menor, elas passem também a ser uma espécie de motor propulsor da imagem da marca.
O foco cada vez maior no digital afetará também o número de funcionários necessários. A empresa planeja contratar ao menos 200 novos colaboradores apenas neste ano, em que o investimento no digital será de cerca de 900 milhões de euros.
Para aumentar o faturamento, uma das armas no digital será o aplicativo lançado pela marca recentemente, em que é possível um alto grau de personalização dos produtos. O app já é considerado um sucesso na própria Alemanha, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e deve passar a funcionar na França, na Espanha e no Canadá nos próximos meses.
Vale lembrar que a Adidas fechou 2017 com um lucro líquido de cerca de 1,1 bilhão de euros, 7,9% a mais do que no ano anterior. O volume de negócios aumentou 14,8% para mais de 21,2 milhões de euros.