Na última sexta-feira (13), Neymar foi anunciado pela Gol como novo contratado da marca. Em quatro meses deste ano de Copa do Mundo, é a quarta marca diferente a anunciar acordo com o atleta (TCL, McDonald’s e MasterCard foram as outras parcerias fechada neste 2018).
Mas, para tentar fugir do óbvio, a companhia aérea decidiu investir no bom humor e em diversos outros personagens para não precisar usar diretamente a imagem de Neymar.
Em vez do rosto do camisa 10 do Brasil, a Gol terá como garotos-propagandas o amigo do jogador Gil Cebola; o sósia oficial, Gabriel Lucas; Alan, camisa 10 da seleção sub-17 do Brasil; e um bebê que tem o nome do jogador.
Seis peças publicitárias foram criadas pela agência AlmapBBDO para a campanha. Nelas, apesar de o rosto de Neymar não aparecer, a todo momento são feitas referências ao jogador, seja em desenhos ou em fotografias. Além disso, a locução fala o nome dele todo o tempo e relaciona situações vividas pelos personagens a serviços oferecidos pela Gol em seus voos. A publicidade também fala a todo instante da importância de Neymar treinar em 2018, apropriando-se da Copa do Mundo, que não é patrocinada pela Gol.
“Mais do que transportar o maior número de passageiros por ano no país, a Gol acredita em tempo bem aproveitado e, para isso, busca valorizar todos os momentos da viagem, proporcionando ao cliente a melhor experiência. Usar o tempo do Neymar de forma inteligente foi o jeito que encontramos de estarmos todos juntos com a seleção e fazer a torcida gritar muito o nosso nome”, disse Mauricio Parise, diretor de marketing da Gol, que, na sexta-feira (13), fez um evento na CBF para anunciar a parceria.
Com a overdose de Neymar na mídia por conta da Copa, a estratégia das empresas começa a ser a de tentar diferenciar-se na hora de apresentar o jogador. A MasterCard, recentemente, usou o craque brasileiro ao lado de Lionel Messi em campanha. Já o McDonald’s contratou o filho do jogador para contracenar com ele na campanha que levará 11 crianças ao Mundial da Rússia.
“Está no DNA da companhia usar a inteligência em favor das pessoas. Ao contratar o Neymar e não usar [sua imagem] para que ele possa treinar, materializamos a proposta da marca também na comunicação. Isso tudo sem deixar de explorar todos os serviços que sustentam essa ideia durante a experiência de viagem Gol”, disse João Gabriel Fernandes, vice-presidente de planejamento da AlmapBBDO, que assina a campanha.
Além de conseguir fugir do óbvio, a ação da Gol dribla a falta de tempo para poder filmar com Neymar, que, além das campanhas próprias, tem compromissos assumidos pelo PSG, seu time.