A Super Liga Chinesa (CSL), primeira divisão do campeonato chinês de futebol, vai renovar seu contrato de patrocínio com a Nike por 10 anos. O novo acordo entrará em vigor em junho de 2019. As informações são do jornal chinês Beijing Youth Daily.
Segundo a publicação, o novo contrato fará com que todos os jogadores dos 16 clubes da CSL continuem a usar a marca esportiva americana em gramados nacionais e internacionais.
O acordo cobrirá o uso de bolas e uniformes para jogadores e árbitros da liga, num modelo completamente diferente do que é visto tradicionalmente nos principais campeonatos do mundo, em que cada clube fecha seu próprio fornecedor de material esportivo, independentemente de qual marca patrocina o torneio.
Entre os clubes, o único que se opõe ao possível novo contrato da CSL com a Nike é o Beijing Guoan, do brasileiro Renato Augusto. Isso porque a equipe tem planos de fechar com outro fornecedor de uniformes já para o segundo semestre deste ano.
Embora os valores do novo contrato não tenham sido divulgados, a imprensa chinesa especula que seja o dobro do montante pago pela Nike no contrato atual. Ou seja, se a informação for correta, a Nike pagará não menos do que US$ 15 milhões por cada ano de contrato.
De acordo com outro repórter esportivo chinês, Bao Wenlong, os valores anuais seriam um pouco menores, e a Nike estaria procurando apoiar a CSL adotando o modelo “cash + products” (“dinheiro + produtos”, em tradução livre). Em outras palavras, segundo o repórter, o contrato poderia arrecadar cerca de US$ 12,5 milhões em espécie para a liga a cada ano, o que significaria cerca de US$ 500 mil para cada clube. O restante ficaria com a própria CSL.