O Flamengo voltará a jogar uma partida de basquete nos Estados Unidos contra um time da NBA após quatro anos. O clube anunciou que disputará, no dia 5 de outubro, uma partida contra o Orlando Magic, em Orlando, como parte dos amistosos de pré-temporada da liga americana de basquete.
O anúncio do duelo em solo americano significa que dificilmente os times da NBA virão ao Brasil. Desde 2016 que o NBA Global Games não é mais disputado no país. Nos últimos anos, o Brasil perdeu espaço na liga, com a queda no número de atletas brasileiros nos times e, também, da própria presença nos jogos da liga do torcedor do país, que com a alta do dólar e a crise financeira tem tido mais dificuldade para viajar e consumir no exterior.
Já a volta do Flamengo aos Estados Unidos faz parte do projeto do próprio Orlando de aproximação do público brasileiro. A franquia tenta, desde o início da década, ficar mais próxima dos torcedores do país. Além do amistoso com o time brasileiro, o time foi o escolhido para ação recente do achocolatado Nescau com a NBA. Dez torcedores do Brasil vão poder viajar com um acompanhante para assistir a uma partida do Orlando Magic na próxima temporada.
Os olhos da NBA no Brasil, atualmente, estão voltados para o aumento da venda de produtos. Nesta semana, as NBA Store do Rio de Janeiro e de Campinas receberão o atleta Raulzinho, do Utah Jazz. Ele participará de uma sessão de autógrafos e de fotos com os torcedores brasileiros.