O movimento ‘Pacto pelo Esporte’ ganhou dois novos apoiadores. A companhia elétrica EDP e a empresa do ramo de telefonia Algar assinaram acordo e passam a fazer parte do grupo que visa incentivar as melhores práticas de gestão em confederações, federações e clubes.
Com a chegada das duas empresas, o ‘Pacto pelo Esporte’ já une 29 marcas interessadas em um ambiente de patrocínio esportivo mais seguro e salutar. Em 2017, AccorHotels, Cielo e Visa fecharam o movimento, que conta com empresas como Bradesco, Coca-Cola, Latam, entre outras.
A EDP já esteve envolvida em patrocínios com viés mais social, via Lei de Incentivo ao Esporte. Já a Algar mantém aportes no futebol; a empresa tem a marca estampada no uniforme do Santos e, mais recentemente, fechou com o Ceará para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro.
“Temos um grupo cada vez mais fortalecido e engajado em contribuir para a aplicação de melhores práticas de gestão de governança junto às entidades esportivas”, uma das responsáveis pelo ‘Pacto pelo Esporte’, a ex-jogadora de basquete Magic Paula, em nota enviada à imprensa.
O ‘Pacto pelo Esporte’ surgiu em 2015, graças à parceria entre a Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos e o LIDE Esporte, com apoio Mattos Filho Advogados. Abraçado por alguns dos principais patrocinadores do esporte nacional, o plano é criar regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas do país.