Esta quinta-feira, 7 de junho de 2018, marcou mais um capítulo da impressionante história de amor entre Gustavo Kuerten e Roland Garros. Em uma homenagem inédita, o maior tenista brasileiro da história foi nomeado embaixador do Grand Slam francês pela Federação Francesa de Tênis (FFT).
“Nós estamos extremamente orgulhosos de contar com Gustavo Kuerten como embaixador de Roland Garros. Ele é um dos campeões que melhor representa o nosso torneio. Ele arrebatou o coração do público parisiense com seu espírito de guerreiro, sua gentileza e seu famoso sorriso. Realmente é uma oportunidade maravilhosa anunciá-lo como embaixador de Roland Garros”, declarou o presidente da FFT, Bernard Giudicelli.
“É uma grande honra e uma oportunidade enorme para dar continuidade a essa relação mágica com Roland Garros que definitivamente transformou a minha vida e me ajudou a encontrar e saborear essas emoções valiosas, memórias e sensações. Mais uma vez tenho a chance de inspirar pessoas em todo o mundo com paixão, amor e convicção”, afirmou o ex-número 1 do mundo.
A relação de amor entre Guga e o saibro parisiense começou em 1997, quando o brasileiro, no 66 do ranking e desconhecido do grande público, derrubou vários ex-campeões e levantou o troféu do Grand Slam francês. O brasileiro ainda viria a vencer o torneio em 2000 e 2001, tornando-se tricampeão. No terceiro título, desenhou um coração na quadra e deitou-se dentro dele para demonstrar todo o amor que sente pelo torneio em cena que ficou famosa.
Roland Garros foi também o local onde o brasileiro encerrou a carreira em 2008. Desde então, Guga costuma ser figura carimbada no torneio mesmo fora de quadra. Já foi o responsável, inclusive, por entregar o troféu ao campeão do Grand Slam mais de uma vez.
Com a escolha, a FFT tenta se aproveitar do carisma do brasileiro e de sua identificação impressionante com o torneio. A partir de agora, Guga fará oficialmente o que, na verdade, sempre fez: promoverá o Grand Slam francês mundo afora.