O jogo de estreia do Brasil na Copa rendeu recorde de audiência para o SporTV em 2018. Segundo dados do Ibope, a partida contra a Suíça alcançou um total de 3,4 milhões de pessoas, com 77% de participação entre as televisões ligadas na TV paga.
A outra emissora por assinatura que também tem os direitos no Brasil, o Fox Sports, também teve boa audiência, com um alcance de 1 milhão de pessoas. Na Globo, única TV aberta a transmitir o torneio, a partida rendeu 51 pontos somente na Grande São Paulo. No Brasil, foram 67,5 milhões de pessoas.
O sucesso de audiência na Copa, no entanto, não se restringe ao Brasil. Pelo mundo afora, os índices registrados estão sendo considerados muito positivos pelos veículos de mídia. Até nos Estados Unidos, mesmo com a seleção do país ausente, os resultados são satisfatórios.
No streaming, o sucesso se confirma. De acordo com dados coletados pela Conviva, que faz medições de streaming para veículos como Fox, Telemundo, Sky, NBC e Hulu, as transmissões dos jogos da primeira rodada da fase de grupos do Mundial atraíram 40% a mais de visualizações do que a final da NFL, o Super Bowl, recordista anterior.
“Em 2010, a Conviva teve um pico de 1,5 milhão de espectadores simultâneos durante a Copa do Mundo. Em 2014, eles viram mais de duas vezes esse número, com 3,2 milhões de visualizações simultâneas de pico. Agora, em 2018, a Conviva já viu um pico de 7,7 milhões de visualizações simultâneas de pico na Copa do Mundo. Para referência, o pico anterior do evento ao vivo havia ocorrido durante o Super Bowl deste ano, com 5,5 milhões de espectadores simultâneos”, informou a empresa, em entrevista ao jornal britânico The Independent.
De acordo com a Conviva, o pico aconteceu durante o empate entre Argentina e Islândia por 1 a 1, com direito a Lionel Messi em campo e perdendo pênalti.
Na Inglaterra, a BBC atingiu mais de 3 milhões de telespectadores em sua plataforma de streaming iPlayer durante a vitória do English Team sobre a Tunísia por 2 a 1. A partida se tornou a maior audiência on-line da emissora em toda a história.
Outra que comemora o sucesso é a americana Telemundo. A emissora vem batendo recorde atrás de recorde com a Copa do Mundo. Primeiro, no empate por 3 a 3 entre Portugal e Espanha, na sexta-feira (15), foram 939 mil espectadores on-line. Dois dias depois, no domingo (17), a vitória do México sobre a Alemanha por 1 a 0 teve 1,1 milhão de pessoas assistindo ao jogo pelo livestream da emissora.