Se houve alguém dentro da Inglaterra que celebrou alguma coisa durante a derrota do English Team para a Croácia nas semifinais da Copa do Mundo, foi a televisão britânica. O jogo, que ainda contou com prorrogação, teve a maior audiência desde a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O duelo teve um pico de 26,6 milhões de pessoas, chegando próximo dos 27,4 alcançados em Londres 2012. A transmissão alcançou 78,1% de todas as TVs ligadas na Inglaterra, com média de 22,4 milhões de pessoas, a segunda maior da história, atrás apenas da edição dos Jogos Olímpicos organizada pelos britânicos há seis anos.
Foto: Reprodução / Twitter (@FIFAWorldCup)
A audiência da Copa do Mundo, em especial nos jogos da seleção da Inglaterra, no país, foi uma constante crescente durante a disputa do torneio. No começo, desconfiados com a campanha na última edição do Mundial e também da Eurocopa, os torcedores ingleses não deram tanta atenção à competição.
No entanto, com o passar do tempo e os bons jogos realizados pelo time comandado por Gareth Southgate, o público foi abraçando a seleção a ponto de começar a cantar no próprio país e também pelos estádios da Rússia que “Football is coming home” (“O Futebol está voltando para casa”, em tradução livre).
Mesmo com a derrota nas semifinais para a Croácia, espera-se uma audiência ao menos acima da média para a disputa de terceiro lugar, neste sábado (14), diante da Bélgica. Ao que tudo indica, a Copa da Rússia serviu para fazer renascer o sentimento do inglês apaixonado por futebol pela sua seleção.