Com início marcado para o dia 28 de fevereiro, o campeonato da Associação de Clubes Brasileiros de Basquetebol (ACBB) pode estar na TV aberta logo em sua primeira edição. Depois de conversar com a Record News, é a vez da Band e da TV Esporte Interativo negociarem com a entidade. Apostando em um novo modelo de gestão, a ACBB oferece às TVs um plano que inclui quatro edições com o objetivo de dar segurança e evitar que o fracasso da Nossa Liga de Basquete (NLB) se repita. “O basquete está muito desacreditado. O mercado fica apreensivo. A princípio, conversei com o Bandsports que, fazendo um plano comercial com um patrocinador forte, pode incluir a TV aberta”, disse João Henrique Areias, da Sportlink, empresa de marketing esportivo contratada pela ACBB, que conversou também com ESPN Brasil e Globosat. A previsão dos dirigentes é superar a arrecadação da CBB com o Nacional de 2007, que foi de R$ 700 mil (R$ 300 mil foram repassados aos clubes). Questionado sobre a possibilidade de chegar a R$ 1 milhão, Cássio Roque, presidente da ACBB, pensa positivo. “Pode sim, porque não? Vendendo um campeonato diferenciado, com quatro edições. A Super Copa tem um custo mais baixo, até em termos de viagem. A renda per capita vai ser maior com certeza, mas acho que o montante também”, disse o mandatário. A esperança de que os clubes saiam ganhando é baseada na forma de divisão de lucro da CBB, que apenas repassava parte da renda aos clubes. Com a organização na mão das agremiações, não haveria perda em termos de dinheiro.