A decisão da Copa do Mundo, entre França e Croácia, consolidou o sucesso do Mundial na audiência da Globo. Durante todo o torneio, a emissora conseguiu índices elevados, algo evidenciado com as partidas da seleção brasileira. Mas, mesmo sem o time nacional em campo, bastante gente parou para assistir aos jogos.
A final da Copa do Mundo registrou 41 pontos de audiência em São Paulo, com participação de 72% das televisões ligadas. Foi o índice mais alto registrado no Mundial sem a presença da seleção brasileira em campo. Mais do que isso, o número foi superior às duas últimas decisões do evento, realizados em 2010 e 2014.
Na Copa do Mundo realizada no Brasil, por exemplo, a Globo teve 31 pontos de média no jogo entre Alemanha e Argentina. Na época, a Band também transmitiu o jogo em rede aberta, mas nem assim a audiência chegou ao que foi alcançado neste ano; a emissora paulista teve oito pontos de média. Em 2010, na África do Sul, a Globo marcou 28 pontos em São Paulo, com o jogo entre Espanha e Holanda.
A maior diferença entre as finais esteve no horário da transmissão. Ainda assim, em teoria, a Copa do Mundo de 2018 seria a menos propícia a ter um índice mais alto. O jogo deste ano foi realizado ao meio dia. Em 2014, a partida foi às 16 horas e, em 2010, às 15h30. Em ambos os casos, foram horários mais nobres para a audiência.
O horário menos nobre, na verdade, ajudou a Globo a ter uma audiência alta em momentos em que, normalmente, poucas pessoas assistem à televisão. Na final da Copa do Mundo, a audiência foi 242% superior à média do período, a faixa de almoço do domingo. E isso foi recorrente. Até na disputa pelo terceiro lugar, um jogo considerado insosso para os torcedores, aumentou em 80% a média da audiência no fim da manhã de sábado.
Os números são de São Paulo, mas no Rio de Janeiro, o resultado foi semelhante. A decisão na capital fluminense chegou a 40 pontos com participação de 70%. Foram cinco pontos a mais em relação à final de 2014.
Neste ano, a Globo já havia se destacado com as partidas da seleção brasileira. Desde a estreia do time, a audiência tem passado dos 50 pontos, sempre com participação superior a 80% das televisões ligadas. Desde a eliminação da seleção para a França, na Copa do Mundo de 2006, a emissora não tinha números tão altos com a equipe em um Mundial.
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 70,5 mil residências (ou 199,3 mil pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 44 mil residências (ou 116,9 mil telespectadores).