O presidente americano Donald Trump decidiu criar mais um capítulo na questão envolvendo o hino dos Estados Unidos e a NFL. Dessa vez, o mandatário pressionou publicamente a ESPN, detentora dos direitos de transmissão dos jogos de segunda-feira à noite, o Monday Night, a exibir a apresentação do hino antes de todos os jogos semanalmente.
Para ajudar na pressão, Trump criou uma petição. Em um e-mail para os apoiadores em que anuncia o documento, o presidente americano fala que a decisão da ESPN é “sem sentido”.
Foto: Reprodução / Twitter (@realDonaldTrump)
Em outros trechos da publicação, o mandatário pede que todos se juntem a ele (“Eu fui a primeira pessoa a assinar esta petição. Agora preciso que você siga meu exemplo e seja o segundo. Estou chamando você para se juntar a mim em denunciar esta rendição covarde para a multidão liberal politicamente correta”) e ainda fez uma pergunta (“Se a ‘América’ é muito ofensiva para qualquer um em nosso país, então o que eles estão fazendo na América?”).
Vale lembrar que a ESPN está retornando a uma antiga política da empresa de não televisionar o hino nacional, tendo mostrado o hino nacional apenas três vezes durante a temporada de 2017/2018.
Para a próxima temporada, de acordo com o site britânico SportsPro Media, outras redes decidiram adotar uma política semelhante. O Fox Sports exibirá o hino apenas em transmissões especiais, enquanto A NBC aparentemente ainda não finalizou seus planos de transmissão ou não do hino, e a CBS Sports continuará com uma política de longa data de não mostrar o hino.
A petição é mais um capítulo da campanha pessoal de Donald Trump contra a NFL e a ESPN. Na última temporada, o presidente americano criticou seguidamente jogadores e executivos da liga por conta de protestos realizados durante os jogos.