Colocar a marca nos intervalos do futebol da Globo está mais caro. A emissora começou a conversar com o mercado para a venda do pacote de publicidade para a temporada 2019, e o preço teve um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
Para 2019, o valor para publicidade do futebol estará em R$ 310 milhões; serão seis cotas oferecidas ao mercado. A informação foi divulgada pelo “Meio & Mensagem” e confirmada pela Máquina do Esporte. Oficialmente, a Globo não fala sobre os valores de publicidade ofertados ao mercado pela emissora.
Foto: Ricardo Duarte / Internacional
O valor é consideravelmente mais alto em relação ao ofertado em 2018, mas o último ano não deve servir de parâmetro. Como havia a Copa do Mundo, a Globo derrubou a proposta para R$ 230 milhões para poder colocar à venda outra possibilidade, que envolvia apenas o Mundial. Em 2017, no entanto, não havia essa ponderação, e a quantia pedida foi de R$ 283 milhões.
O curioso é que, em teoria, a entrega da Globo será um pouco menor. Isso porque o pacote de 2019 não terá as partidas da Liga dos Campeões da Europa, torneio com audiência crescente que a emissora não exibirá mais. A perda pode ser maior caso o canal não consiga acertar um contrato com o Palmeiras; até o momento, o time paulista não assinou a renovação com a atual parceira.
Para compensar a perda, a Globo tem aumentado a entrega aos seus parceiros. Neste ano, já ampliou a presença das marcas durante as exibições das partidas, e as inserções menores deverão ser mais trabalhadas no próximo ano. A emissora também tem negociado há alguns meses para que os narradores possam falar os nomes dos patrocinadores ao longo das transmissões do futebol.
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Ambev, Chevrolet, Hypermarcas, Itaú, Unilever e Vivo mantêm a prioridade da compra por terem sido as participantes do canal neste ano; a validade da preferência irá até a metade deste mês. O processo de venda, no entanto, está apenas em seu início. Ainda é cedo, portanto, para se saber a real reação do mercado. O que era esperado era que os valores do ano passado não seriam mantidos; é corriqueiro ter números menores em ano de Copa do Mundo.
Segundo informações de bastidores, a Globo conseguiu vender para este ano as cotas pelo valor cheio, sem descontos significativos. Caso consiga repetir o feito, a emissora conseguirá levantar mais de R$ 1,8 bilhão com o futebol em 2019.