Em meio às comemorações pelo aniversário de 120 anos, a Caloi decidiu recriar a campanha “Não esqueça a minha Caloi”, que ficou famosa no final da década de 1970 (lançada em 1978) e é lembrada até hoje quando o assunto é a marca. No entanto, se há mais de 40 anos o intuito era vender bicicletas, agora o foco é a inclusão da bicicleta nas ruas.
A nova campanha foi feita pela agência Tribal WorldWide, em parceria com o publicitário J. Cocco, criador da campanha original. A ideia é conscientizar os motoristas e a sociedade de um modo geral sobre a inclusão da bicicleta como veículo de transporte. O dia escolhido para o lançamento não poderia ser outro: 22 de setembro, sábado passado, o Dia Mundial sem Carro.
Foto: Divulgação / Caloi
“É com muito orgulho que vejo renascer a campanha ‘Não esqueça a minha Caloi’, agora com uma causa ainda maior, que é trazer a bicicleta para o centro da discussão como um dos pontos de solução do trânsito caótico das grandes cidades”, afirmou J. Cocco.
“Depois de 40 anos, é uma honra poder relançar e ressignificar o #NaoEsquecaMinhaCaloi com uma mensagem tão atual e importante para todos que pedalam. Muita coisa mudou desde a criação deste conceito, a bicicleta está cada vez mais incluída em nosso dia a dia, nao só como lazer mas também na mobilidade urbana e no esporte, virou serviço, tem se tornado cada vez mais a maneira mais viável de nos movermos. Neste cenário que se expande cada vez mais, não esquecer que sobre o selim de cada bicicleta existe um ser humano é urgente. ‘Não esqueca minha Caloi’ agora é um pedido por mais segurança no trânsito. Por isso, também abrimos o conceito para que todas as marcas participem deste movimento”, explicou Carlos Fonseca, copresidente e CCO da Tribal WorldWide.
“Somos uma empresa em que a paixão não está na bicicleta, mas no ciclista. Estamos presentes há 120 anos na vida dos brasileiros. São gerações e gerações que a Caloi marcou, pois andar de bicicleta é algo que a gente nunca esquece e, sempre que pedalamos, seja para um deslocamento para o trabalho, uma atividade física ou apenas por lazer, o ventinho no rosto nos traz memórias únicas. Nesse ano icônico, resgatamos a campanha ‘Não esqueça a minha Caloi’ com um novo olhar: a visão do século XXI, quando a bicicleta em muitos países já é vista como uma das soluções do transporte, seja nos grandes, médios ou pequenos centros. E no Brasil ainda pouco se fala ou mesmo vemos na prática esse movimento, principalmente pela falta de segurança no trânsito e a ausência de boa convivência com os demais veículos. Essa não é apenas uma campanha da Caloi, mas sim do mercado de bicicletas como um todo para o ciclista brasileiro”, disse Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi.
No próprio dia 22, a Caloi publicou uma carta aberta no jornal Folha de S.Paulo. Nela, convida todas as marcas a levantarem a bandeira a favor da ideia. Além disso, o vídeo abaixo foi veiculado nas redes sociais e canais de mídias digitais da empresa.