A empresa de tecnologia chinesa TCL deu mais um passo no objetivo de impulsionar sua marca no Brasil por meio do esporte. A companhia adquiriu os naming rights da Copa Internacional Sub-17, que começou nesta segunda-feira (24) e irá até 1o de dezembro.
O torneio, que será chamado de Copa Internacional TCL Sub-17, é fruto de uma parceria entre Brasil e China. De acordo com a empresa, “o campeonato reitera o já comprovado sucesso da união entre a criatividade brasileira e a eficiência chinesa, e busca fomentar a formação de jovens futebolistas chineses e preparar os melhores jovens futebolistas do estado de São Paulo para a temporada de 2019”.
A iniciativa é do Desportivo Brasil, clube revelador de talentos, que tem como um de seus parceiros o Shandong Luneng, um dos maiores clubes chineses.
Vale lembrar que a própria marca TCL é uma parceria entre Brasil e China em território brasileiro. A empresa chinesa chegou ao país em 2016 e se juntou à brasileira SEMP, formando a joint venture SEMP TCL, que está presente no mercado também com a marca Toshiba. Desde então, a multinacional optou pelo futebol como alavanca para crescer no Brasil.
“A marca desempenha um importante papel junto ao futebol construindo pontes desde a base, que é fundamental tanto para revelar novos talentos como para formar cidadãos”, afirmou Ricardo Freitas, presidente da SEMP TCL.
“Acredito que a união entre as duas organizações tem tudo para ser duradoura, em razão de ambas serem chinesas (TCL e Shandong Luneng) e da política da TCL em apoiar o futebol, em especial jovens atletas”, disse Marcelo Lima, gerente geral do Desportivo Brasil.
No futebol brasileiro, a TCL já fez aportes pontuais a Botafogo e Fluminense, e ainda firmou um contrato com a CBF para patrocinar os uniformes dos árbitros em todas as competições organizadas pela entidade (Séries A, B, C e D do Brasileiro, Copa do Brasil e todos os torneios de futebol feminino), além da Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa do Nordeste.
No início do mês passado, ainda decidiu arcar com os custos da implementação do VAR nas fases finais da Copa do Brasil. Em troca da exposição nos 14 jogos finais da competição, a marca investiu R$ 700 mil.
Para completar, em fevereiro, alguns meses antes da disputa da Copa do Mundo da Rússia, a multinacional chinesa contratou Neymar como novo embaixador global. Dois meses depois, em abril, fechou patrocínio com o atacante Rodrygo, que assim como o hoje camisa 10 do PSG, é uma promessa do Santos que irá em breve para a Europa e deverá fazer muito sucesso pelo Real Madrid, time que já o contratou.
Leia Mais: Por reforço no esporte, TCL patrocina Mundial de Basquete
A Copa Internacional TCL Sub-17 vai reunir mais de 200 atletas de clubes tradicionais do estado de São Paulo (São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Red Bull Brasil, São Bernardo, Ituano e Oeste), além, é claro, do Shandong Luneng. São esperadas mais de 200 mil pessoas ao longo da competição, que contará com quatro fases e tem o apoio da Federação Paulista de Futebol.