O Manchester United é o clube que mais obtém receitas com patrocínios entre os clubes europeus. A conclusão foi divulgada após um estudo da empresa de mídia CSM Sport & Entertainment, que analisou os acordos comerciais das equipes que figuram nas cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).
De acordo com o relatório, o Manchester United lidera com € 279 milhões por ano, que são obtidos por meio de 68 acordos comerciais. Na segunda posição, está o Barcelona, com € 261 milhões. O “pódio” é completado pelo Bayern de Munique, com uma receita de patrocínio de € 180 milhões, bem pouco à frente do Real Madrid, cujo valor atinge € 178 milhões.
Na sequência, há um verdadeiro esquadrão de times ingleses, o que mostra a força da Premier League. Além do Manchester United em 1o, o futebol da Terra da Rainha ainda tem o Chelsea em 5o (€ 154 milhões), o Manchester City em 6o (€ 149 milhões), o Arsenal em 7o (€ 124 milhões) e o Liverpool em 8o (€ 117 milhões).
O Top 10 é finalizado com o Paris Saint-Germain em 9o, com € 112 milhões, e a Juventus em 10o, com € 101 milhões.
Uma curiosidade é que o clube que tem mais acordos comerciais não está entre os dez que mais ganham dinheiro com patrocinadores. Com 71 acordos, o Borussia Dortmund ocupa a 11a posição na lista com € 80 milhões.
Entre as ligas, como não poderia ser diferente dado os resultados dos clubes, a líder disparada é a Premier League, que ganha mais de € 1,2 bilhão por ano, com 440 contratos de patrocínio no total. Se forem somadas as cinco ligas, chega-se a um montante de 2.289 acordos, que contemplam 1.606 empresas de 55 setores diferentes. Financeiramente, o valor total ultrapassa € 4 bilhões.
Entre os setores que mais investem em patrocínio nos clubes europeus, o líder é justamente o financeiro, com € 314 milhões distribuídos em 129 acordos. Em seguida, vem o setor automotivo (€ 305 milhões), com 55 contratos. A terceira posição é ocupada pelas companhias aéreas, com € 266 milhões de apenas 22 acordos.
A lista ainda dá destaque para os setores que ficam entre o 4o e o 11o lugares, ocupados, respectivamente, por casas de apostas, cervejarias, empresas de energia, telecomunicações, empresas de pneus, hardware, seguros e empresas do ramo de alimentos.
A empresa que mais investiu foi a companhia aérea Emirates, patrocinadora de três clubes que figuram no Top 10 (Real Madrid, Arsenal e Paris Saint-Germain), com € 178 milhões. O Top 5 é completado com Gazprom, Nissan, Heineken e Sony.