A TV INES, emissora web voltada 100% para a comunidade surda, fechou uma parceria com o SporTV e passará a transmitir, a partir desta sexta-feira (7), o programa “Mão na Bola”. Apresentado por Heveraldo Ferreira e Rafaela Vale, a atração exibirá os gols do futebol brasileiro em Libras e sempre contará com algum ex-jogador que fez história pelos campos nacionais e internacionais como comentarista.
O público poderá assistir aos programas pelo site do canal ou através do YouTube, sempre às sextas, às 11h, com narração em Libras e legendas na tela. Entre os comentaristas estarão nomes como Júnior, Roberto Dinamite, Donizete, Edinho, Casagrande, Roger, Petkovic, além dos técnicos Carlos Alberto Parreira, Valdir Espinosa e Jorginho.
No programa, a cada semana, os convidados irão escolher seu gol preferido. Ao todo, serão 20 episódios e, entre os temas confirmados, estão: golaço, gol de tabela, gol de pênalti, gol de cabeça, gol de oportunidade, gol de zagueiro, gol de falta e gol de lateral. No primeiro programa, o convidado será o técnico Jorginho, para apresentar a seleção de “gols de bola parada”.
“A parceria surge com o objetivo de levar o nosso conteúdo para os diferentes públicos, de maneira customizada de acordo com a demanda do consumidor final. Através do esporte e com o auxílio da TV INES, a iniciativa contribui para a inclusão de pessoas surdas sendo possível aproximá-las de uma das maiores paixões nacionais, o futebol. Para isso, serão selecionados diferentes temas com os melhores gols para que o público tenha acesso a lances espetaculares com narração e participação do elenco do SporTV. A iniciativa faz parte das ações de impacto positivo promovidas pelas marcas esportivas da Globosat, que têm como objetivo fomentar o esporte, promover o respeito e incluir minorias”, afirmou Bianca Maksud, diretora de marketing do Esporte Grupo Globo.
“Estamos muito orgulhosos dessa parceria. O objetivo da TV INES com esse projeto é tornar próximo e possível o contato da comunidade surda com o futebol brasileiro. Aqui, o surdo é o protagonista. Não temos uma pequena janela de Libras na tela. Metade da tela pertence a quem realmente precisa entender aquilo que está sendo transmitido, seja um filme, um noticiário e uma partida de futebol. Queremos que as transmissões dos jogos cheguem para esse público de forma didática. Dessa forma, eles conseguirão ter acesso às técnicas e especificidades do futebol. Para nós é um orgulho colocar esse programa no ar. Nós somos uma das únicas cinco emissoras no mundo para surdos”, completou Claudio Jardim, diretor de produção e programação da TV INES.
Fundada em abril de 2013, a TV INES prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos, o que a torna única na proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue, já que Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa e tem gramática, sintaxe e léxico próprios.
O canal tem o desafio de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, e com transmissões 24 horas por dia. Esse é o cotidiano da TV INES, uma emissora web (por streaming, vídeo on demand, aplicativos para smartphones/tablets e televisões conectadas à internet) cujos programas e projetos, originais ou licenciados, são desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.