A LaLiga pediu, e a agência de marketing esportivo IMG vai atender. A responsável por organizar o Campeonato Espanhol quer aumentar o faturamento com patrocínios e licenças, e contará, para isso, com Adolfo Bara, que deixou a direção comercial da LaLiga em junho para liderar a divisão de futebol da IMG. Bara terá a responsabilidade de buscar novos patrocinadores globais para o torneio.
De acordo com o site espanhol Palco 23, a agência trabalhará para criar “pacotes inovadores de patrocínio, aproveitando o conteúdo e a tecnologia da liga para ajudar na promoção de marcas e alcançar novos parceiros globais”. Apesar de não haver uma declaração oficial sobre a duração exata do acordo, sabe-se que será uma parceria de longo prazo.
“A LaLiga tem um grande apelo global e oferece uma oportunidade fantástica para as marcas que buscam acessar um público global. Esperamos maximizar todos os recursos e capacidade da equipe global de vendas da IMG para identificar e assegurar as melhores parcerias possíveis”, afirmou Adolfo Bara, que, além da LaLiga, tem passagens também pela Adidas e clubes espanhóis como o Espanyol e Real Sociedad.
“A experiência de Bara, combinada com uma marca poderosa como a nossa, criará inúmeras oportunidades para parceiros e também para a LaLiga”, disse Óscar Mayo, diretor de desenvolvimento internacional do torneio espanhol.
Vale lembrar que, hoje em dia, a LaLiga possui 20 parceiros, entre os quais se destacam Santander, EA Sports, Nike e TAG Heuer. Na temporada passada, o faturamento com licenças e patrocínios da competição aumentou 16,6% e chegou perto dos € 66 milhões.
Nas últimas semanas, a LaLiga vem conversando com o Santander na tentativa de prorrogar o contrato de naming rights do banco com o torneio, mas ainda não houve um acerto. A instituição financeira é a principal responsável pelos 66% das receitas com patrocínio e licenciamentos gerados na própria Espanha. Apesar de ter o interesse em expandir o contrato com o Santander, a LaLiga quer que a IMG ajude a diminuir o percentual nacional ao aumentar o percentual internacional.
Pelo lado da agência, a LaLiga é mais um desafio a ser enfrentado. Atualmente, a IMG também trabalha com a Conmebol, por meio de uma joint venture com a Perform batizada de FC Diez Media, e com a Super Liga Chinesa (CSL).